II CONGRESSO DEMOCRÁTICO SOBRE O IBGE
Objetivo
O Estado brasileiro há muito foi capturado pelo sistema financeiro e o poder de grandes grupos econômicos monopolistas. Aos trabalhadores em geral e aos servidores públicos, em particular, cabe o papel de resistir, lutando para que as poucas conquistas consolidadas ao longo de décadas sejam ao menos preservadas.
Neste contexto, assume especial importância a defesa da DEMOCRACIA e dos DIREITOS BÁSICOS da população, através da regulação exercida pelo Estado. Trata-se de aprofundar a participação popular e a transparência nas decisões, visando responder aos anseios e necessidades da maioria da população.
As estatísticas e as geociências assumem papel relevante nesta luta. À frente deles está o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, órgão responsável pelo Sistema Estatístico Nacional. É através das pesquisas contínuas e sazonais, censos, marcos e mapeamento do território que o Brasil pode se reconhecer, apontando soluções para os principais problemas do país.
Neste II Congresso Democrático pretendemos chamar a sociedade a debater a importância do IBGE para a luta democrática, através de suas pesquisas e estudos nas áreas da Geografia, Cartografia, Geodésia e da Estatística.
Ao mesmo tempo, queremos refletir sobre a importância da democracia para o IBGE, visto que não se pode oferecer à sociedade um retrato detalhado e plural da realidade, sem que exista um planejamento, orçamento e compromisso com a tomada de decisões que atendam aos interesses da maioria de nosso povo.